Exames

radiologia em fortaleza

Tomografia computadorizada multislice




Certificado de Qualidade:

É um método não invasivo e indolor de diagnóstico por imagem. Um equipamento especial de raios X produz múltiplas aquisições no interior do corpo que são processadas em computadores gerando imagens de secções (cortes) transversais.

As imagens obtidas por Tomografia Computadorizada (TC Multislice) dos órgãos internos, osso, tecidos moles e vasos sanguíneos oferecem melhor definição que os exames convencionais.

Com este equipamento especializado e as técnicas adequadas para criar e interpretar as imagens de TC, os radiologistas diagnosticam com mais precisão tumores, doenças cardiovasculares, doenças infecciosas, traumas, distúrbios ósseos e articulares.

Como funciona

A Tomografia Computadorizada Multislice é um exame que permite a produção de imagens em vários planos do corpo.

Neste exame, um feixe de raios X gira ao redor do paciente varrendo em “fatias”. São formados pequenos blocos de tecidos, cada um com um determinado valor de absorção conforme as características do tecido. Estas imagens são processadas em um plano bidimensional, visualizadas na tela do computador e impressa em filmes.

Através dessas imagens, o médico radiologista faz uma avaliação detalhada das diversas partes do corpo, procurando alterações que possam indicar patologias.

Vantagens da TC Multislice

Sendo um método não invasivo, rápido e de alta precisão diagnóstica, a TC Multislice possibilita a análise segmentar das diversas regiões do organismo com alta definição anatômica, visualizando imediatamente alterações ou lesões.

Preparo para o exame

Normalmente a Tomografia Computadorizada Multislice sem contraste, não exige preparos ou jejum para sua realização.

Quando for necessário o uso de contraste iodado, o paciente deverá ficar em completo jejum de 4 a 6 horas, sem a ingestão de alimentos líquidos, sólidos e o uso de cigarros, charutos ou cachimbos.

Para a Tomografia Computadorizada Multislice de abdome e/ou pelve, o paciente deverá comparecer à clínica com antecedência de 1 a 3 horas antes do exame, pois poderá haver necessidade de ingestão de um contraste oral neste período.

Informações importantes

Antes do exame, o paciente responderá a um questionário informando se tem algum tipo de alergia, problema renal, ou diabetes, sobre a possibilidade de gravidez ou se ingeriu alimentos ou líquidos no período de 4 a 6 horas antes do exame.

É importante que o paciente leve laudos e filmes de tomografias anteriores.

Durante o exame

O paciente deita-se confortavelmente na mesa de exame que lentamente se moverá, quando serão feitas aquisições das imagens da região de interesse.

É muito importante permanecer imóvel e seguir as instruções do profissional que realiza o exame. Alguns procedimentos, por exemplo, exigem que se encha e retenha o ar nos pulmões por alguns segundos.

O tempo médio de exame vai de 10 a 30 minutos.

Cuidados após o exame

Após o exame, o paciente poderá retornar as suas atividades normais.

Em caso de uso de contraste endovenoso, recomenda-se ingestão abundante de líquidos, para ajudar na sua eliminação.